Como funciona a fase prévia da Champions League 2022/23

Como funciona a fase prévia da Champions League 2022/23

Antes de tudo, a Champions league começa bem antes da fase de grupos que estamos acostumados a assistir. Pois, existem fases preliminares antes de chegar até a fase de grupos. Nesse ínterim, iremos entender um pouco sobre como funciona as fases preliminares da Champions.

Rodada preliminar

Primeiramente, nessa fase apenas ligas menores da UEFA participam. Onde, ocorre um torneio com semifinal e final em jogo único. Dessa forma, a equipe que vence o torneio e vai para a próxima fase. Em contrapartida, as outras equipes vão para a fase pré eliminatória da Conference League. Assim, esta fase termina nesta sexta.

Primeira pré-eliminatória

Agora, nessa fase um total de 32 equipes jogam a fase pré eliminatória. Onde, a equipe vencedora da fase anterior entra. Com isso, essa fase é feita em formato de mata-mata em ida e volta. Então, os times que vencem vão para a próxima fase. Analogamente, os derrotados vão para a fase eliminatória da Conference League.

Segunda pré-eliminatória

Ao passo que, nessa fase são divididas em dois grupos. Sendo eles, Caminho dos campeões e Caminho da Liga. Igualmente, os perdedores vão para a fase pré-eliminatória da Liga Europa. 

Terceira pré-eliminatória

Analogamente, a fase anterior. Essa é dividida. Igualmente, em dois grupos Sendo eles, Caminho dos campeões e Caminho da Liga. Então, os vencedores desse grupo irão para a fase de playoffs da Champions League. Por outro lado, as que perderem irão para os playoffs da Liga Europa.

Playoff

Por último, essa fase chega próximo para a ida da fase de grupos da Champions League. Assim, essa fase é em formato de mata-mata em jogos de ida e volta. Mas, as equipes que vencerem. Enfim, chegaram na tão sonhada UEFA Champions League. Dessa forma, se encerra o longo processo da pré Champions. Onde, nessa fase costuma serem criadas histórias incríveis de superação.