De acesso para 1ª divisão a 15º na La Liga: veja como foi o 2021 do Mallorca

De acesso para 1ª divisão a 15º na La Liga: veja como foi o 2021 do Mallorca
Foto: reprodução Mallorca

O ano está se encerrando. Com isso, preparamos uma retrospectiva do ano do Mallorca que começou na La Liga B. Assim, entre bons e maus resultados o time foi construindo a sua campanha rumo à 1ª divisão do Jogos do brasileirão espanhol. Dessa forma, o clube quase conquistou o título com 82 pontos e ficou atrás apenas do Espanyol, com a mesma pontuação. Ademais, a atual elite do Campeonato Espanhol, se encontra em 15º lugar.

De eliminado na Copa do Rey à ascensão na 2ª divisão

Um ano que começou com um empate contra o Oviedo em 2 x 2 no dia 3 de janeiro. Depois disso, uma eliminação contra o Fuenlabrada na Copa do Rey por 7 x 6 nas penalidades, davam a impressão de que o acesso iria ser complicado. Entretanto, depois disso vieram seis vitórias em 10 jogos e ficou mais fácil para o restante da competição.

Com a ajuda de Server, Nash e Plaza, o Mallorca voltou à elite

Robert Server, astro da NBA e dono do Phoenix Suns, era o acionista majoritário do clube e ajudou o time de Baleares a conquistar o acesso. Ainda assim, Server contou com a ajuda de outro craque do basquete e fã de Jogos do brasileirão: Steve Nash. Desse modo, sem o seu técnico Vicente Moreno que assumiu o Espanyol, Luis García Plaza comandou o elenco.

Sendo assim, com experiências já vividas no Levante e no Getafe, ajudou o plantel a alcançar uma boa sequência de jogos sem perder. Nesse ínterim, o time chegou a ficar quatro pontos atrás do 3° colocado e nem precisou jogar para subir finalmente de divisão. Isso porque, com o tropeço do Almeria, a equipe de Palmas de Mallorca voltava à elite.

Mallorca vice-campeão pelos gols marcados

Logo, já com o acesso em mãos, só restava ao Mallorca lutar ponto a ponto com o time catalão para ver quem ficava com a taça. No fim, os dois ficaram totalmente empatados com 82 pontos ganhos com 24 triunfos e 10 derrotas cada. Porém, Los Piratas perderam nos gols marcados, assim sendo, a equipe de Luis Plaza fez 59 contra 71 do rival e subiu como campeão.

De volta à La Liga

Por fim, de volta à divisão principal, a esquadra estreou contra o Real Betis, no estádio de Son Moix, no dia 14 de agosto, em um empate por 1 x 1. Após a rodada de estreia vieram duas vitórias seguidas por 1 x 0, contra o Alavés e Espanyol. A primeira derrota foi contra o Athletic por 2 x 0, em San Mamés.

Ainda assim, o time conseguiu um feito que poucos times do porte mallorquinista conseguiram. Sobretudo, na 16ª rodada, venceu o Atlético de Madrid em pleno Wanda Metropolitano por 2 x 1 em uma virada espetacular, com o gol salvador de Takefusa Kubo, peça importante na formação de Plaza.

Em resumo, o time se encontra na 15ª posição, com 20 pontos. Apesar disso, está sendo uma temporada de recorde pelo tempo que o time está fora da zona de rebaixamento. Que aliás, esse é o principal objetivo do clube. Porém, se despediu de 2021 com uma goleada sofrida para o Granada por 4 x 1 jogando fora de casa. Finalmente, esperam fazer de um 2022 cheio de objetivos conquistados.

Foto destaque: Divulgação/Mallorca